O que fazer se você não está contente com sua vida?
Eu quero dividir com você a experiência que eu obtive lendo o livro de Paulo Vieira “O Poder da Ação”. Confesso que durante muito tempo eu vi esse livro com recomendação em vários blogues e vídeos no youtube, mas não coloquei fé no seu conteúdo, achei que era história para a carochinha.
Foi trocando ideia com uma blogueira que eu gosto muito, garota de negócios, que eu me convenci a ler.
Porém, no primeiro capítulo, o autor me ganhou e virei fã.
Ele tem uma pegada bem religiosa no livro, mas isso não me incomodou. E, no começo, ele citou um texto que gosto muito da bíblia que diz: que Deus nos deu o livre-arbítrio. Nós temos o direito de fazer nossas escolhas, mas somos responsáveis pelas consequências.
Logo, podemos pensar que somos nós que escolhemos nosso futuro. Seja ele em atitudes ou em pensamentos.
Precisamos ser autorresponsáveis pela nossa vida. O papel de vítima é muito fácil. A típica frase: “quando ele melhorar nosso casamento será melhor” ou “se eu conseguir um novo emprego, serei mais feliz”.
Devemos parar de arrumar desculpas para as nossas dificuldades, devemos procurar soluções. Encarar cada dificuldade como um processo de aprendizado, que vai lhe tornar mais forte e melhor. Não espere o momento ideal para fazer algo, comece e vai aprendendo no caminho.
Ele ilustra com uma história de um pescador que pega um peixe grande, medE e devolve para o mar.
Esse pescador pega um segundo peixe, mede e devolve para o mar. Ele pega ainda um terceiro peixe, dessa vez pequeno, mede e coloca dentro do seu cesto. Um outro pescador vendo essa cena e não entendendo coisa alguma fala para o pescador: “não entendo, por que você devolveu o peixe grande para o mar e ficou com o pequeno?”. O pescado responde: “porque a frigideira lá de casa é muito pequena”.
Qual é o tamanho da sua frigideira? Quais são suas crenças limitantes?
Acorde, pegue sua vida pela mão, seja o capitão da sua vida.
Mas como podemos conseguir fazer isso?
- Acorde para a vida.
- Não dê desculpas e aja.
- Autorresponsabilize-se.
- Foque.
- Comunique-se.
- Questione-se.
- Creia.
Se você seguir pelo menos esses sete passos, você vai conseguir mudar sim seu futuro e alcançar seus sonhos.
Porque se você não fizer nada, a única certeza que você tem é que a sua vida vai continuar do mesmo jeito que está hoje.
Indicação de livro:
O poder da ação – Paulo Vieira