5 Hábitos para simplificar a vida
O grande mal do nosso século é a quantidade de informação que é criada e a sensação de falta de tempo.
Temos a impressão de que estamos sempre atrasados e sem tempo, vivemos em uma constante correria.
O minimalismo me ajudou a encontrar minha essência e a simplificar a minha vida. Ele ensinou-me a olhar para minha vida e pensar: o que eu posso simplificar?
Nessa ideia, eu criei cinco hábitos para simplificar a vida e ganhar mais tempo. São eles:
- Usar cápsulas dentro do meu armário minimalista
- Fazer lista de mercado
- Fazer uso de agenda
- Lista para tudo
- Organização da casa
Usar a cápsula dentro do armário minimalista
Pessoas muito inteligentes como Albert Einstein, Steve Jobs e outras costumávam usar todos os dias o mesmo modelo de roupa. Faziam isso para não gastar sua energia mental e sua criatividade escolhendo roupas.
Eu decidi adotar algo parecido na minha vida. Todos os domingos, eu preparo uma cápsula para os cinco dias da semana em que eu trabalho.
Isso me ajuda a ganhar tempo de manhã e estar bem arrumada sem muito esforço e, principalmente, nunca com a cruel dúvida: o que vestir hoje?
Às vezes eu chego a me arrumar sem acender a luz do quarto para não atrapalhar meu marido.
Dicas de como fazer uma cápsula:
- Escolha dois sapatos, os dois sapatos devem ser confortáveis e versáteis
- Escolha duas peças de baixo (jeans, saia, short)
- Invista nos acessórios
- As peças de cima devem combinar com as duas peças de baixos
Lista do mercado
Quem nunca foi ao mercado sem lista e esqueceu de comprar alguma coisa importante como papel higiênico? Pois eu sim! Minha sugestão, que funcionou comigo, é colocar uma lista na porta da geladeira na qual todos os membros da família possam anotar quando algum alimento terminou. Ou, se você é mais tecnológico, usar OneNote dividido com seu marido para que todos possam ajudar a compor a lista do mercado.
Não importa como você e sua família vão se organizar, o mais importante é criar uma forma que a lista do mercado seja criada com a ajuda de todos. E nunca vá ao mercado sem ela, isso vai lhe ajudar muito, acredite.
Agenda
Pensa em uma pessoa que era contra esse negócio de ter agenda! Pois é, eu mesma. Eu tinha toda uma argumentação para dizer que a agenda era uma forma de engessar sua vida. Bem, isso mesmo, algo que tira a sua liberdade. Era esse o meu pensamento.
Porém, depois de ler o livro: “A tríade do tempo” de Christian Barbosa, eu decidi testar.
Gente, vocês não vão acreditar, mas ter uma agenda bem gerenciada e controlada é uma liberdade. Você sabe exatamente se você deve ou não aceitar um compromisso.
Fica mais fácil de dizer não, você diz: vou olhar minha agenda, um minuto. E vai lá, se você não pode, você diz: não posso, tenho um outro compromisso que não posso mudar o horário.
Eu era a rainha de marcar dois compromissos no mesmo horário ou em horários muito próximos que não dava para chegar no horário combinado.
Esse tipo de constrangimento não tenho mais. Além disso dá uma satisfação chegar no final do dia e ver que você conseguiu fazer o que você tinha planejado.
Lista para tudo
Eu adoro fazer lista! Lista da mala de viagem, da consulta com o médico, dos livros que quero ler etc
Eu sugiro a você fazer pelos duas:
- Lista de consulta médica. Você marcou um horário com o ginecologista, aquela consulta anual de check-up. Desde o dia que você marcou a consulta, comece a fazer uma lista de tudo que você quer perguntar e pedir. Quem nunca saiu do ginecologista sem a receita do anticoncepcional que atire a primeira pedra. Você tem 20 minutos com um profissional que sabe mais que você, aproveite esse momento. Afinal você está pagando por isso, valorize seu tempo e dinheiro.
- Lista de mala de viagem. Crie um checklist de todas as coisas que não podem faltar na sua mala, não importa a destinação. Depois de muitas viagem e malas feitas, eu aprendi a controlar meu estresse com ajuda dessa lista. Antes de fechar a minha bolsa, eu faço o checklist.
Organização da casa
Quando pensamos em organização de casa, lembramos de grandes limpezas em que tiramos tudo dos armários e limpamos tudo.
Porém, aqui eu falo da organização do dia a dia. Muito mais difícil que limpar é manter.
Tem estudos que comprovam que uma casa organizada transmote o sentimento de paz e tranquilidade.
Então você precisa se aplicar. A regra é básica!
- Cada coisa tem um lugar e cada coisa no seu lugar
- Tirou do lugar, coloque de volta depois que usou
- Sujou, lavou
Hábitos simples como arrumar a cama todos os dias e lavar a louça sempre que sujou mudam muita coisa.
E se você tem crianças, compre cestos e caixas nas quais você pode colocar rapidamente todos os brinquedos que têm um monte de pecinhas.
Implique as crianças a guardar seus brinquedos. Faça um caça ao tesouro por exemplo ou quem cata os brinquedos mais rápido.
E, por último, dê o exemplo.
Uma pequena recapitulação
- Se você perde muito tempo pela manhã escolhendo seu look, prepare uma cápsula no domingo para toda a semana pode ser uma boa solução
- Nunca vá ao mercado sem uma lista e implique toda a família na construção dessa lista
- A agenda é a chave da sua prisão, use-a com sabedoria
- Faça uma lista para consultas importantes e para sua mala de viagem
- Organização pode trazer paz e tranquilidade para sua casa. Por que não testar arrumar a cama todos os dias e lavar a louça assim que sujar sujar?
- Regra de ouro: cada coisa tem um lugar e cada coisa no seu lugar