1 passo para construir um armário minimalista: Como organizar seu armário de maneira eficiente.
A tarefa de organizar o armário é odiada por muitas pessoas, mas vamos lá, não é um dos melhores programas do mundo. Porém, precisamos fazer. Então aqui vão algumas dicas.
Eu gosto muito de música, eu criei uma lista de músicas que me motivam e coloco elas para tocar.
Eu não gosto de fazer tudo em um só dia. Prefiro fazer um dia os sapatos, outro as maquiagens e lingerie e um dia só o armário de roupas.
Aí eu tiro tudo de dentro do armário e coloco em cima da cama e começo a separa as roupas em dois montes:
O primeiro são as roupas que vão ficar no armário, o segundo as que vão sair. Quando eu terminei de fazer essa triagem, eu ataco o primeiro monte.
Olha novamente as roupas uma por uma, algumas eu provo para ver se precisa ajustar alguma coisa, mas dessa vez em detalhe. Vejo se tem mancha, defeitos que precisam ser concertados, se eu posso reformar para usar de uma outra forma.
Eu separo em quatro montes:
As roupas que eu preciso mandar lavar.
As roupas que precisam ser concertadas ou reformadas.
As roupas de sentimentos, essas têm um tratamento especial. São as peças que você não usa, mas que carregam lembranças importantes e você não está pronta para se desfazer delas. Eu sigo o conselho da Marie Kondo: colocar essas peças em uma caixa com a data da arrumação e guardar na parte mais alta do armário. Numa próxima arrumação, pegue essa caixa e sinta se você está pronta para se desfazer dessa roupa.
As peças que você pode colocar de volta no armário.
Organização do guarda-roupa
Bem antes de colocar as roupas dentro do armário, sugiro aproveitar para dar aquela limpa no guarda-roupa.
Aí vem a grande questão: o que dobrar e o que pendurar? Eu gosto de pendurar os vestidos, casacos, blazers, camisas e saias. E organizo do menor para o maior e por cores.
Eu dobro camisetas, jeans, calças sociais, pulôver, shorts, bermudas, pijamas, roupas de academia. Só não enrole as meias, isso acaba com o elástico. Compre divisórias de gavetas e dobre-as em pequenos envelopes.
Para dobrar, eu uso a técnica da Marie Kondo, gosto porque podemos ver tudo que está dentro da gaveta. E não tem o problema de cair a pilha quando tiramos uma peça de baixo.
Agora, voltemos para a pilha para retirar do armário, gosto de tentar vender o que eu puder ou de dar para alguém que eu sei que gosta dessa roupa e que vai usá-la. Hoje temos um problema muito grande de lixo. Nós estamos consumindo muito mais roupas e, muitas vezes, as associações não conseguem dar vasão a esse volume de roupa e acabam mandando uma parte para o lixão.
Tente colocar sua roupa no ciclo de uso novamente e, se você conseguir vender, você ainda ajuda no seu orçamento.
Consumo consciente
Não tenha a mentalidade: saiu uma peça eu coloco outra, tente não comprar, pergunte-se antes:
- Eu preciso da peça que estragou?
- Eu não tenho outra peça no armário que pode fazer a mesma função?
Consumir menos ajuda no seu orçamento para que você possa comprar uma peça mais cara e de maior qualidade. E você não dispara a cadeia produtiva do fastfashion.
Mas, se você realmente precisa fazer compras porque falta coisas, siga os seguintes conselhos:
- Faça uma lista e tenha essa lista sempre com você.
- Pesquise lojas e indústrias que trabalham de uma forma sustentável.
Tente fazer essa organização pelo menos duas vezes por ano. É muito importante para você saber o que você tem no seu armário e analisar as roupas que você não usou:
- Por que eu não usei essa roupa?
- Onde eu errei quando eu comprei essa roupa?
Um armário minimalista é construído com o tempo e em cima de muitos erros. Errar é humano, mas sabedoria é aprender com nossos erros.
Se você quiser aprendre mais sobre o assunto organização:
Livros:
Cursos: