3 passos para um guarda-roupa minimalista
Como construir um armário minimalista? Eu gosto de chamar de armário minimalista e não armário cápsula porque não gosto de ter um número de peças restrito, prefiro focar mais em minimizar o máximo que você puder. E esse minimizar pode ser diferente para cada tipo de pessoa, acredito que devemos nos respeitar e se você precisa de mais de 47 peças no seu armário para ser feliz, tudo bem, mas foque em ter menos do que você tem hoje.
Tudo bem, mas por onde começar esse processo de construção de um armário minimalista?
Primeiro passo: organização:
Tire tudo de dentro do armário.
Separe em duas pilhas:
Peças que você não vai mais usar: essas você deve tentar vender ou doar. Eu prefiro sempre primeiro tentar vender, você coloca a peça de volta em uso, o meio ambiente agradece e ainda ajuda no seu orçamento.
Peças que vão ficar: essas você precisa fazer uma nova triagem e separar
Peças para arrumar: são aquelas que podem ser reformadas para dar uma nova forma de usar ou simplesmente arrumar alguma coisa que estragou.
Peças para lavar em casa ou na lavanderia.
Peças de sentimento: ah!! Essas têm um cuidado especial seguindo o conselho da Marie Kondo, essas peças você não usa, mas elas carregam uma lembrança para você, logo você não está pronta para se desfazer. Esse sentimento deve ser respeitado, tudo tem seu tempo para acontecer. Então pegue uma caixa, coloque-as dentro, escreva a data que você fez a triagem e guarde na parte mais alta do seu armário.
Peças que vão ficar no armário. Essas você pendura da maior para a menor e dobra as que vão ficar nas gavetas.
Tente fazer essa organização pelo menos duas vezes por ano.
Segundo passo: se autoconhecer:
- Conhecer seu tom de pele e palete.
- Seu estilo.
- Sua morfologia.
Terceiro passo: comprar conscientemente:
Se você não se controla, não vá dar voltinha no shopping, vá ao teatro, cinema se ficar fora do shopping, museu, barzinho, café, restaurante, visitar uma amiga etc.
Dicas de compras minimalistas
Nunca vá fazer compras quando você estiver chateada, frustrada e triste. Todas as lojas são feitas para incentivar você a comprar e eles sabem usar desses momentos de fragilidade para convencer você a comprar o que você não precisa e muitas vezes que não gosta.
Evite ao máximo ir ao shopping com uma amiga, principalmente se essa amiga gosta de comprar. O resultado será que você vai comprar algo inútil.
Faça sempre uma lista do que está faltando, use o momento que você está organizando o seu armário para fazer uma lista do que está faltando. Não está faltando nada? Ótimo, guarde o dinheiro para fazer outra coisa, uma massagem, um passeio, uma viagem, algo que lhe dê prazer.
Primeira regra do minimalismo
Lembre-se sempre, de que minimalismo é comprar menos, mas com qualidade e comprar roupa que vai durar gerações. Essa mentalidade vai ajudar muito você a consumir menos.
Eu acredito que esse processo das compras é como parar de fumar, você vai ter recaídas, eu tive e tenho certeza que outras pessoas que passaram pelo mesmo processo também tiveram, mas não desanime, levante a cabeça e recomece.