Guarda-roupa Minimalista

Como a modelagem pode te ajudar a se vestir melhor.

Qual é o seu tipo de corpo? Qual é sua morfologia? Qual é seu biotipo? Tem tantas maneiras de falar de um mesmo assunto. Mas tudo quer dizer a mesma coisa. Quais as medidas do seu corpo, quais suas proporções? Não importa se você é magrinha ou mais cheinha, seu corpo tem uma forma e, na consultoria de estilo, você aprende a identificar esse modelo, essa forma e a usar roupas que valorizam seu corpo, por exemplo, se você tem belas pernas, por que não mostrar? Ou uma cintura bem marcada por que não a destacar?

Por exemplo, eu tenho 1m58cm, sou baixinha, eu sei que para alongar minha silhuete eu preciso usar saia que termina bem em cima do joelho, e, de preferência, usar um sapato nude, com o peito do pé a mostra e um saltinho, se você gosta.

Isso no mundo da moda é modelagem. E acredite, mesmo a mulher mais linda do mundo tem defeitos, mas ela aprende a esconder e mostrar somente o que é bonito em seu corpo. É um jogo de esconde e mostra.

Ok, eu entendi tudo isso, mas quais são os tipos de corpos?

Levando em conta a variação entre essas medidas do ombro, cintura e quadril, foram definidos cinco tipos de corpo.

Bem, tem literatura que fala de 7 outros, de 8 e, ainda outros, de 5. Aqui na França, os livros não citam o tipo pêra ou o tipo 8. Eu coloquei os 5 tipos que eu encontrei mais frequentemente na literatura e coloquei as derivações. Por que me concentrei no 5? A França é a origem da moda e aqui os livros falam de 5 tipos. Porém, entendo que as mulheres brasileiras têm uma forma de corpo mais volumosa do que a das Francesas. Por isso coloquei os outros 3 tipos como derivação de um que existe na literatura francesa. Por exemplo, Pera é uma forma que deriva da ampulheta.

Mas como descobrir qual tipo eu sou?

Você precisa medir algumas partes do seu corpo:

  • Ombro.
  • Cintura.
  • Quadril.

Você tem duas técnicas:

  1. Tirar realmente as suas medidas e ver as proporções entre ombro, cintura e quadril.
  2. Segundo, é se olhar no espelho e observar as proporções.

 Eu fiz a primeira opção porque eu queria ter certeza, mas faça o que você tiver vontade e o método que se você sente mais confortável.

A morfologia em X ou ampulheta ou 8

É considerada uma das silhuetas “ideais” na mulher, pois o corpo é proporcional.
Os ombros e peito são tão largos quanto as ancas e a cintura é marcada. Existe a versão mais volumosa do tipo ampulheta que é o 8 e eu escolhi exemplificar com a Juliana Paes que é um tipo de corpo 8 para mostrar que nossas curvas são sim lindas.

A morfologia em Triangulo ou A ou ainda Pêra

Esta silhueta em A ou triângulo ou Pêra é bastante comum. 
Os ombros e o peito são estreitos e o quadril é largo. Existe uma derivação desse modelo que é o tipo Pêra, no qual a mulher tem as mesmas proporções que o triângulo invertido, mas é o estilo mais volumoso. Eu acredito que esse tipo tem muito no Brasil, por isso escolhi a atriz Paolla Oliveira que tem essas proporções para exemplificar.

Paolla oliveira corpo triangulo, A ou Pêra

A morfologia em triângulo invertido ou V

Tem os ombros e peito largos e um quadril e pernas finas. Para exemplificar essa morfologia, temos a princesa Fernanda Lima.

A morfologia em retângulo ou H

Este tipo de morfologia é parecido com um retângulo. Os ombros e as ancas são da mesma largura. O busto é estreito, a cintura muito pouco marcada. O corpo tem uma largura parecida em quase todo ele. Exemplo: Gisele Bündchen

Gisele Bûndchen corpo retângulo ou H

A morfologia em O ou 0 (aqui podemos juntar as 2)

  1. É a morfologia das mulheres mais “rechonchudas”, com uma anca pouco marcada, tem uma silhueta dita “redonda”. As suas formas são repartidas no corpo todo, tal como a cantora Adele. A morfologia em 0 e em O são muitos parecidas, mas a O tem mais volume. Exemplo: Fabiana Karla.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.