Estilo Minimalista
Guarda-roupa Minimalista

Como descobrir seu estilo em 4 passos

Porque conhecer seu estilo é importante para o armário minimalista. O conceito de minimalismo é viver com menos e o pouco que você comprar será com qualidade para durar décadas.

Logo, você precisa ter peças que você adora vestir, que você se sente confortável e bem. Se não você vai rapidamente enjoar e vai querer comprar outra roupa.

Por isso é muito importante você conhecer seu estilo para construir um armário minimalista.

O que é estilo?

O estilo é sua personalidade. É aquilo que você quer comunicar para as outras pessoas.

Ter um estilo não é estar na moda e nem usar marcas da cabeça aos pés. Isso é tendência.

Como Coco Chanel dizia: “a moda passa, o estilo permanece”.

O estilo é dizer quem você é sem precisar falar. É sua personalidade.

Você pode decidir ser quem você quiser através do seu estilo. Você pode ser romântica, clássica, rock etc.

O que fazer quando meu estilo vai contra minha morfologia?

Você pode ter uma morfologia em X por exemplo. Você deveria usar roupas justas no corpo que marcam sua silhueta, mas você gosta de um estilo mais minimalista oversize.

Outro exemplo: você é uma pessoa de morfologia ronda, você deveria usar roupas um pouco mais largas para disfarçar o volume, mas você gosta de roupas bem coladas no corpo que mostram bem seu corpo, um estilo sensual.

Tudo bem, é valido quando está de acordo com o seu estilo, porque você vai combinar com sua personalidade e vai ficar bonito. Mesmo que pelas regras da consultoria de imagem poderia estar completamente errado, você vai chamar a atenção porque sua roupa está combinando com a sua personalidade.

Quais os tipos de estilos

Romântico: é a mulher feminina que adora saias, saltos que valorizam sua silhueta. Roupas delicadas, com babado, renda clara e esvoaçante. Cores claras, como rosa e violeta. Sua maquiagem é delicada e adora pentiados delicados. Inspire-se na Adele.

Romântico

Dress down: é a mulher que respeita a natureza, que adora roupas com tecidos naturais. Ela é cidadã do mundo. Gosta de cores que lembram a natureza como algodão cru, nude e kaki. Gosta de roupas mais larginhas e confortáveis. Sua maquiagem é simple ou nenhuma para dar a sensação de mais natural possível. Inspire-se na Gisele Bündchen.

Dress Down

Pop Rock: é a mulher que ama a vida, sempre otimista e seus looks refletem essa energia, são bem coloridos e divertidos. A roupa segue a sua morfologia para que você possa ter movimento sem preocupação. Adora acessórios, chega mesmo a abusar.  Inspire-se em Audrey Tautou.

Pop Rock

Sensual: é a mulher segura e confiante, mas que esconde um mistério no seu olhar. Adora cores escuras e básicas. Gosta de roupas justas que mostram bem o volume do seu corpo e adora misturar tecidos, por exemplo, um jeans com um top de renda de cor preta. Adora sapato de salto fino. Sua maquiagem é sombra e seu cabelo sempre muito bem feito. Inspire-se em Marina Ruy Barbosa.

Sensual

Criativo: é a mulher que precisa ser diferente. Reconhecida em uma saída de maracanã. Adora arte e sua personalidade nos surpreende com a criatividade. Gosta de muitas cores e de misturá-las. Seu look é seu humor. O seu penteado é mais importante que a sua maquiagem. Inspire-se em: Lady Gaga.

Criativo

Parisiense: é a mulher ativa que tem a agenda completa com a família, o trabalho e os amigos. Adora aproveitar a vida da cidade como bares, restaurantes e teatros. Seu objetivo é ter um look elegante, mas prático. Adora cores básicas e fáceis de combinar. Procura sempre o pequeno detalhe no seu look que vai fazer a diferença. Sua maquiagem é uma base, um rímel e um bom batom vermelho. Inspire-se em Ines de la Fressange.

Parisiense

Sofisticado: é a mulher elegante e impecável. Estilo realeza. Nada no seu look é por azar, a mistura de cores é delicada, mas valoriza sua imagem. Ela pensa em cada detalhe dos acessórios. Sua maquiagem é muito bem elaborada e perfeita. Inspire-se em Victoria Beckham.

Sofisticado

Clássico: é a mulher que respeita os valores da sociedade e da família e seus looks transmitem esses valores. Gosta de misturar cores fortes com cores básicas para buscar o equilíbrio. Ela fica longe das tendências, prefere peças clássicas e atemporais. Escolhe tecidos de qualidade como caxemira, seda e algodão. Usa acessórios delicados e a maquiagem é bem discreta. Inspire-se em Hillary Clinton.

Clássico

Minimalista: é a mulher que prefere peças com um corte mais reto e básico, o conforto está acima de tudo e as peças serão mais largas e com volume privilegiando os tecidos de qualidade como algodão, seda e linho que vão ter uma durabilidade maior. Ela está longe da tendência e da moda. Suas cores preferidas são as cores neutras. Quase não usa acessórios. Sua maquiagem é o mais natural possível. Inspire-se em Meghan Markle.

Como definir seu estilo

Autoconhecimento, você precisa saber o que você gosta de fazer. Qual é seu estilo de vida? Você gosta mais de restaurantes e teatros ou de caminhadas e ir ao parque.

Porque seu gosto vai definir seu estilo, se você gosta mais de restaurante elegantes, teatros etc., você terá um estilo mais clássico e elegante.

Porém, se você gosta de andar e ir ao parque, você terá um estilo mais dress down e minimalista.

Alinhar seu estilo de vida com seu estilo de vestuário é muito importante porque o seu conforto está acima de tudo. Não só o conforto físico: se está apertando ou machucando, mas o conforto de se sentir bem com aquela roupa. Por exemplo: se a blusa está muito decotada e você fica o jantar inteiro colocando a mão sobre os seios para ter certeza de que eles não estão à mostra.

Não se preocupe se você se identificar com dois ou três estilos, normalmente, nós temos mais de um estilo. Ninguém é 100% clássico, por exemplo, eu sou dress down, minimalista e parisiense.

E, se você, ao longo da vida, mudar, não se preocupe, isso é normal, nós mudamos e as nossas prioridades mudam também. Seu estilo pode mudar.

Agora faça as seguintes perguntas

Pense nas quatro perguntas a seguir para tentar encontrar seu estilo.

Quais são as minhas necessidades? Para o trabalho e para o seu estilo de vida.

Qual é a loja que eu gosto na qual eu acho as roupas lindas?

Qual é a sua personalidade? Você é tímida ou gosta de estar em destaque?

O que você espera comunicar com o seu vestuário?

Agora, a minha última dica pra encontrar seu estilo: limpe seu guarda-roupa com uma certa frequência, nessas ocasiões, olhe para as roupas que você mais ama e se pergunte: por que eu gosto dessa roupa? Como eu me sinto quando eu a uso? E olhe para aquelas que você não usou durante 6 meses e se pergunte: por que eu não usei essa roupa? O que tem nela que eu não gosto? Como eu me sinto quando eu a uso?

Essa análise simples vai ajudar você a refinar seu estilo e sentir as mudanças na sua vida e aceitá-las também.

Mas, lembre: estilo é um aprendizado e como em todo aprendizado, erramos. No entanto, o mais importante é aprender com os erros e nos melhorar.

Um resumo para que você consiga aplicar tudo que falamos:

  1. Descobrir seu estilo é importante para um guarda-roupa minimalista.
  2. Se o seu estilo está acima da sua morfologia, o mais importante é você se sentir bem, forte e poderosa.
  3. Sempre analise seu estilo de vida para definir seu estilo de vestuário.
  4. Arrume seu guarda-roupa e analise as peças mais usadas e as não usadas.

Vídeo no canal

https://youtu.be/s0WsjRSRKE8

4 Comentários

  • Ana Paula Henrique Glowacki

    Oi Marília, adoro seu canal porque aborda o minimalismo de forma aprofundada e reflexiva, proporcionando ao leitor/ ouvinte uma mudança que acontece primeiro no íntimo de cada um, para só então, abraçar o externo. Provando que esse estilo de vida não é apenas ” jogar tudo fora”. Além disso, você explora assuntos de moda, alimentação, autoconhecimento, etc. Logo, amo esses conteúdos. Aprendo muito e tenho aplicado no meu dia a dia e no guarda roupa. Obrigada por compartilhar suas experiências e conhecimentos. Também gostei de receber seu e-mail. Sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.