Mantenha sob controle o que você pode?
O mundo está em crise, tem muitas coisas que não podemos controlar e todos nós estamos com medo.
Quando eu escutava a música O dia em que a terra parou de Raul Seixas, eu nunca imaginei que um dia isso poderia acontecer de verdade.
Ver Paris deserta! Uma das cidades mais visitadas do mundo VAZIA. O Louvre sempre lotado de turista vazio. As ruas sempre lotadas de carros, ônibus, motos… hoje formam-se poças de água depois de chuvas e os pombos tomam banho tranquilamente nelas. Eles são somente interrompidos pelos barulhos de ambulâncias no vai e vem.
Tudo isso gera uma angústia muito grande. Estamos lutando contra algo que não vemos. É uma guerra invisível. Sabemos que teremos uma crise econômica, não sabemos ainda a proporção dela. E, para completar, ficar preso em casa é muito difícil para o psicológico. Nem todo mundo estava preparado para trabalhar de casa. Seja por questões de espaço ou psicológicas.
Controlar o que podemos e manter sua rotina diária
Nesse contexto devemos olhar e analisar o que está nas nossas mãos, aquilo que podemos controlar, manter uma rotina diária. Nada de só tirar o pijama às três da tarde. Acorde no seu horário de hábito, arrume-se, tome seu café e comece seu dia. Forçar-me a fazer isso todos os dias, ajudou-me a não afundar em uma depressão.
Eu não posso controlar se terei meu trabalho ou não. Eu não posso controlar quando o confinamento vai acabar.
Posso respeitar as regras para evitar a contaminação e proteger a mim, minha família e outras pessoas.
Passar tempo com sua família.
Aproveite esse momento e curta a sua família. Eu preparo o almoço todos os dias com meu filho. Entre o intervalo de uma reunião e outra, eu brinco de homem aranha, Sam o bombeiro, montamos quebra-cabeça e outras coisas.
Aproveite esse momento único para fazer o que a correria do dia a dia não deixaria. Eu redescobri a minha relação com meu filho.
Cuidar da sua saúde física e mental
Aqui temos o direito de sair de casa até 1K por 30 mim. Estou aproveitando esse momento para correr. Estou meditando todos os dias de manhã e à noite e preparando comidas saudáveis. Cuidar-se é muito importante.
Eu sempre achei interessante a instrução da aeromoça quando ela mandava colocar a máscara de oxigênio primeiro em você, depois em seu filho. Esse é um belo exemplo, você precisa estar bem para cuidar dos outros. Cuide de você. Quando eu estava triste e estressada no começo do confinamento, pois meu filho fazia uma crise por dia, pelos motivos mais bobos, foi me tratar. Busquei ajuda de um profissional para conversar e passar por essa fase. Meu filho se acalmou e eu aprendi que eu preciso estar bem. Colocar-se em primeiro lugar não é egoísmo.
Obedecer às regras de higiene
Obedeça às regras de higiene, lave bem as mãos e use máscaras quando for ao mercado. Essa é uma forma de mostrar amor pelas pessoas que estão trabalhando para manter os supermercados abastecidos. Mantenha a distância das pessoas.
Isso é muito importante para que não tenhamos um pico. Eu acho que, de uma forma ou de outra, seremos contaminados, no entanto, espero que tenha leito nos hospitais para todos.
Não tentar tirar vantagens.
Não tente tirar vantagens dos benefícios que o governo está disponibilizando. Pelo contrário, se você não precisa dele, porque tem sua poupança de segurança ou porque esta trabalhando o seu salário esta entrando, mesmo que você tenha direito, não use! Deixe para quem precisa ou, simplesmente, evite que a dívida do governo aumente.
Sei que no Brasil tem muita corrupção e vários problemas políticos. Não estou falando de política. Estou tentando dizer que só sairemos dessa crise se todos trabalharem juntos e sem individualismo.
Para sairmos dessa crise, devemos estar todos juntos
Sim, a chave para vencer essa guerra invisível é trabalharmos juntos. Mesmo que não podemos estar juntos fisicamente, cada um fazer a sua parte para que as ação feitas no mesmo sentio somadas façam a força.
Respeite as regras, trabalhe corretamente e não tente tirar vantagens.
Se você tem condições de ajudar os outros, faça!