Paris

7 erros para não cometer em um restaurante francês

A França é conhecida pela culinária e seus restaurantes 5 estrelas, mas você sabia que existe um código, uma cultura na forma como você deve se comportar em um restaurante francês?

Eu quero explicar para vocês as 7 coisas que você nunca deve fazer em um restaurante em Paris, que vai deixar o garçom muito irritado com você. Isso vale para todos os níveis de restaurantes.

1 – Regra

Você nunca deve entrar e escolher uma mesa. Você deve esperar na porta do restaurante até que o garçom venha até você. E somente nesse momento você vai pedir uma mesa para a quantidade de pessoas que você precisa. Você pode pedir uma mesa se você quiser em um lugar especial, mas é o garçom que decide. Se ele disser não, você não pode insistir. Por que isso acontece?

  • Os restaurantes em Paris são muito pequenos, o garçom não vai colocar duas pessoas em uma mesa para quatro porque, se chegar uma família com quatro integrantes, ele não tem onde colocar.
  • Tem poucos garçons para servir em um restaurante, logo, eles vão colocar os clientes em mesas que estejam localizadas mais perto da cozinha ou do bar por primeiro, depois, nas mais distantes para facilitar o trabalho. 

2 – Regra

Uma vez sentado na sua mesa o garçom vai colocar na sua frente a carta, normalmente sem muito cuidado porque ele está sempre correndo. Bem, quando você for escolher um prato, não pode mudar os ingredientes. Somente se você é alérgico. E mesmo assim tem que perguntar com muita educação e não insista se o chefe não quiser mudar. Sim, o garçom vai pedir autorização ao chefe. Pedir para mudar algum ingrediente é muito malvisto, a culinária para eles é uma arte, como para um pintor, um músico. Você não vai dizer a um pintor, ah, eu vou comprar seu quadro, mas eu não gostei desse azul, quero trocar por um amarelo. É chocante! Mudar um ingrediente é a mesma coisa. O chefe trabalhou esse prato, os temperos para criar uma harmonia e isso tem que ser respeitado. Por isso que a grande maioria dos restaurantes tem o menu estampado na entrada da porta. Aqui será menos chocante se você olhar o cardápio e não encontrar nada do que você gosta, levantar-se e ir embora ou simplesmente não entrar. Na grande maioria das vezes, o garçom não vai insistir para você ficar. Se ele insistir, aí que você não deve entrar, é restaurante pega turista: caro e ruim.

3 – Regra

Escolha dos pratos feita, você deve esperar o garçom com o menu fechado. Ah! Mas eu não vou saber dizer o nome do prato, quando ele chegar na sua mesa, você reabre e mostra o prato com o dedinho. Porque isso é um código, o garçom deve estar sempre de olho nas mesas observando se os clientes terminaram, se os clientes precisam de alguma coisa, isso é uma qualidade de serviço, você não precisa chamar, ele está ali para assim que você precisar. Os garçons odeiam que você chame, que levante a mão. Feche o cardápio e espere, ele vai vir assim que ele puder.

4 – Regra

Existe uma sequência de prato: entrada, prato e sobremesa, se você pedir uma entrada como prato principal, você precisa dizer ao garçom, porque senão ele vai trazer a entrada e somente quando você terminar a entrada, ele vai trazer o prato para as outras pessoas da mesa. Já aconteceu de colegas pegarem a entrada e eu só o prato e eu tive que esperar eles terminaram a entrada para ter meu prato.

5 – Regra

Bebida você pode pedir um vinho ou uma água, mas se o seu orçamento estiver justo ou, se para você não tem problema beber água da torneira, você pode pedir uma “garrafe d’eau”, é gratuita. Normalmente eu faço isso quando vou num restaurante com os amigos ao meio-dia.

6 – Regra

Quando você terminar de comer, é só colocar os talhes paralelos sobre o prato, é a indicação de que você terminou, o garçom vai passar para retirar e oferecer a sobremesa ou um café ou os dois se você preferir. Dica: se você gosta do café com uma sobremesa, peça o “café gourment”, é um expresso com três pequenas sobremesas.

7 – Regra

E a última dica, não saia sem deixar uma gorjeta. Os 10% não estão inclusos na nota e não podem passar no cartão como nos Estados Unidos. Tem que ser em espécie. Porém, se o atendimento foi muito ruim, não deixe nada, é a forma que você tem de dizer que não gostou, mas seja justo.

Acredito que se você seguirem minhas dicas, terá mais facilidade nos restaurantes e menos chance de ser maltratado porque, muitas vezes, você agrediu o garçom sem saber por conta da diferença cultural.

Photo by Alex Motoc on Unsplash

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.