Paris

Minha boulangerie preferida

Thierry Marx

Olá, hoje eu quero falar de algo que eu aprendi a gostar muito, o pão. Nunca fui muito amante de pão quando eu morava no Brasil, mas aqui o pão tem um lugar muito importante na alimentação francesa. Bem, não é à toa que eles cortaram a cabeça do rei por causa da falta de pão.

Brincadeira a parte, na cultura francesa, tem um membro da família que é o responsável de todas as manhãs buscar o a baguette quentinha na padaria. O que eu acho engraçadinho é que eles contam aos amigos que eles eram os responsáveis pelo pão com muito orgulho.

Para um francês, é inadmissível almoçar sem uma baguette. Já vi várias vezes franceses fazerem uma crise no restaurante porque o prato foi servido sem a cestinha de pão.

O pão é tão importante como o vinho ou queijos e, como o vinho, você escolhe o pão que vai acompanhar o queijo, mas, da vida quotidiana, a grande maioria dos franceses compra uma baguette que pode ser:

  • Baguette tradição, essa baguette existe uma regulamentação para que a receita dessa baguette não mude. Então, se você comprar uma baguette tradition, ela será igual em todo território francês, mas não são todas as padarias que a fazem.
  • Viennoise nature ou ao chocolate, essa é um tipo que a massa é bem macia para quem não gosta de encarar uma baguette dura.

Normalmente, uma padaria vai ter uns dois ou três tipos de baguette. Se você não conhece, vai ter que ir na sorte mesmo.

A qualidade da baguette é tão importante que existe um concurso todo ano para eleger a melhor baguette e a vencedora vai servir o Palácio Elysée por um ano. O Palácio Elysée é a residência oficial do presidente.

Mas como é difícil de encontrar essa informação e, às vezes, a padaria vencedora fica fora de Paris. Eu vou deixar a dica da padaria que eu compro o meu pão e que é uma excelente padaria.

Ela se chama “Boulangerie Thierry Marx” «existem duas em Paris, essa que vou indicar fica no 7 arrondissement dentro de uma galeria bem escondidinha que se chama “Beaupassage”.

Thierry Marx

Essa padaria tem uma baguette deliciosa com a quantidade certa de fermento e sal. Eles oferecem também alguns tipos de bolos tipicamente franceses.

Você pode pedir uma “tartine”, vem uma “demi-baguette” ou a metade de uma baguette com manteiga ou geleia. Esse é o jeito mais tradicional de comer uma baguette na França.

Lá é um lugar tranquilo para você poder descansar, sentar-se um pouco depois de visitar Paris.

Ah! Outra informação: os franceses gostam de comer baguette bem assada, que esteja tostadinha a baguette, porque eles acreditam que assim a baguette vai ter um gosto melhor.

Espero que quando você vier a Paris não deixe de passar numa boa “boulangerie” para degustar uma boa baguette.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.