Mulhere Parisiense
Estilo Parisiense

Os 3 segredos do estilo Parisiense

Mulher Parisiense no metro

Já foram escritos tanto livros sobre o estilo Parisiense. Como as parisienses se vestem. Quais são suas dicas e seus segredos. Todo mundo quer entender e descobrir por que a Parisiense é tão elegante.

Mas será que existe um segredo? Será que é possível copiar e aprender com essas mulheres tão admiradas?

A resposta é sim e continue lendo o artigo que eu vou contar para você os três grandes segredos desse estilo tão admirado e copiado.

Autoconhecimento

O primeiro grande segredo é o autoconhecimento. A Parisiense não copia a moda. Ela não é escrava de tendência. Ela cria a sua moda. Ela tem o seu estilo. Como dizia Coco Chanel: “A moda passa, o estilo fica”.

Sim, você precisa descobrir o seu estilo. Vou deixar o link do vídeo que postei no youtube no qual eu falo sobre a importância do estilo.

A Parisiense harmoniza seu estilo de vida com o estilo de vestuário. Vou dar meu exemplo, não tenho carro, faço tudo a pé em Paris e ando em média 10 km por dia, faz sentido eu ter uma coleção de sapatos altos? Eu já tive! Mas quando o contexto da minha vida era outro. Hoje meu estilo é bem natural, básico e, principalmente, prático.

E você precisa identificar o seu estilo de vida e adaptar seu guarda-roupa a ele. Você será muito mais elegante com um tênis ou uma sapatinha do que um salto alto se esse sapato estiver matando o seu pé.

Qualidade de roupa

O segundo grande segredo das Parisienses é o principal: comprar pouco, mas com qualidade e de marcas produzidas na França e de forma sustentável.

A Parisiense não sai por aí dizendo: eu sou minimalista. Você nunca vai ver porque isso está tão arraigado no ser delas que é natural e óbvio.

Vou dar um exemplo: minha professora de francês. Ela compra roupa mais cara do que eu e em lojas francesas de alta gama, porém ela tem um bom casaco de inverno e depois de três anos que eu a conheço, ela usa durante o inverno o mesmo.

Isso é minimalismo, isso é consumo sustentável, isso é elegante. Porque vamos combinar: uma pessoa vestida com um casaco de uma marca fastfashion e outra vestida com um de uma marca de alta gama, qual estará mais elegante na sua opinião? Mesmo que esse casaco tenha 10 anos.

Parque Jardim de Tuileries

Vintage

Esse é um outro ponto importante no estilo Parisiense, como elas compram pouco e com qualidade, as roupas duram gerações.

Elas ganham bolsas, joias e roupas dos avós, tias e mãe. Eu sou apaixonada por essa ideia. Receber algo de presente que faz parte da sua história. Poder dizer: esse casaco era da minha vó quando alguém lhe pergunta onde você o comprou. Muito chique, né?! E penso: terei poucas e boas roupas para dar de presente para as minhas sobrinhas e pessoas que eu amo e admiro. Aí você deve estar se perguntando: Ah, mas as roupas saem de moda. Sim, verdade, mas vou contar um outro segredinho: o BÁSICO.

Roupa Básica

Teve uma amiga que me disse um dia: Marila, seu guarda-roupa deve ter:

  • 80% de roupas básicas atemporais
  • 15% de roupas que definem seu estilo
  • 5% de roupas da moda

Quando você compra uma camisa branca atemporal, ela pode ter 50 anos, estará sempre na moda. Um bom jeans 501 Levis estará sempre na moda.

Olhe para o seu armário e veja como ele é composto. Talvez a sua grande dificuldade de montar um  look está no desequilíbrio do guarda-roupa.

Em um look, você vai sempre precisar de uma peça básica para fazer o equilíbrio. Já vi pessoa que não tem uma T-shirt branca básica.

Sem maquiagem?

Maquiagem, essa é uma questão muito feminina e pessoal. Mas você já parou para pensar no por que na França tem as melhores marcas de cremes do mundo e nos Estados Unidos as melhores marcas de maquiagem?

Lá vem a diferença cultural novamente. Porque a cultura francesa é como a japonesa WABI-SABI. Sim, a imperfeição é bonita.

Quem nunca se encantou com a beleza de Brigitte Bardo e seus dentes separados? Sim, as francesas preferem cuidar da pele com bons cremes e passar uma maquiagem bem leve para passar o ar de que não fizeram nada.

Lógico, o batom vermelho é clássico, até eu que sempre detestei, acabei aderindo.

Isso dá um alívio tão grande! A cobrança pela beleza perfeita não existe. Aceitamos nossas rugas, nossas imperfeições. O envelhecimento é mais tranquilo. E quando estamos bem conosco, nós transmitimos essa felicidade através dos olhos. É incrível como quando você está bem com sua pele e feliz, você fica linda.

Então, se você vier a Paris, compre bons cremes e não vá na MAC comprar maquiagem.

As ideias principais

  • Você precisa se autoconhecer
  • Adaptar seu estilo de vestuário ao seu estilo de vida
  • Comprar qualidade e não quantidade
  • Ter um equilíbrio no seu guarda-roupa entre peças básicas e da moda
  • Cuidar da sua pele e aceitar o seu envelhecimento

E se você quiser saber mais, eu postei um vídeo no youtube sobre o assunto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.