Guarda-roupa Minimalista

O que é um cápsula dentro de um armário minimalista

Quem já assistiu ao documentário “Minimalist” já ouviu falar do armário cápsula.

Porém, se você não assistiu, saiba que fala que armário cápsula é um conceito que sugere você a escolher 33 peças de dentro do seu guarda-roupa para passar uma estação.

Eu tentei aplicar o armário cápsula na minha vida por dois anos. Porém, não consegui! Sempre faltava uma peça. Dai vinha a grande questão: ir buscar a peça que faltava ou passar sem ela? Se eu pegasse a peça, eu ia me sentir culpada depois. Afinal não consegui cumprir com o compromisso. Mas, se eu não pegasse, ficaria chateada de não poder usar aquela peça naquele ano. Porque se você não escolher essa para fazer parte do seu armario capsula nesse verão, você só poderia usar no próximo verão.

Por isso, sigo outro conceito. É o conceito da mulher Parisiense: ter o mínimo necessário, mas com qualidade.

Porém, eu faço dentro do meu guarda-roupa pequenas cápsulas para facilitar minha vida e ganhar tempo. Mas, quando pode ser útil fazer uma cápsula?

Photo by Philippe Leone on Unsplash

Para um momento ou fase da vida

É muito interessante fazer uma cápsula para uma fase da sua vida. Quando você sabe que você não vai ter tempo de cuidar de você em que cada minuto é precioso. Por exemplo, quando eu estava grávida, eu fiz uma cápsula para passar minha gravidez. Depois do nascimento do meu filho, eu fiz uma cápsula para os seis primeiros meses e isso me ajudou muito a ganhar tempo para mim.

Um outro exemplo é que hoje eu faço cápsulas para a semana de trabalho para que eu possa me arrumar rapidamente pela manhã.

Cabe a você avaliar a sua vida e ver como as cápsulas podem ajudá-la sem lhe engessar.

Mas como fazer uma cápsula?

Tem que respeitar seu estilo e seu tipo de corpo

Para que você possa fazer uma cápsula, você precisa conhecer seu estilo e sua morfologia.

Quando você veste uma roupa que valoriza seu corpo, isso vai lhe dar confiança. Por exemplo, eu sou baixinha, eu sei que uma saia ou um vestido deve ter o comprimento na altura do joelho, que mostre o peito do pé, pois alonga. Essas informações me ajudam quando eu vou comprar minhas roupas e sapatos.

E junto com isso você deve saber seu estilo. Nosso estilo é nossa personalidade. Se você é tímida, usar uma minissaia será muito desconfortável. Você vai ficar puxando a saia para baixo o tempo todo.

Uma roupa desconfortável não é somente no sentido de ela ser apertada, mas também no sentido de que você não se sente bem com ela.

Por que isso é importante? Porque um armário minimalista deve ter apenas roupas que você ama vestir e com as quais você se sinta bem.

E você não pode ter roupas que não combinam entre elas, senão será impossível fazer cápsula.

Tem que ter uma paleta de cores

Cores, se você é do tipo de mulher que adora cores, você precisa descobrir sua paleta de cores.

Será muito mais fácil você combinar cores por todas as cores da sua palete de cores se elas combinarem entre si.

Mas, se você quer arriscar mais, tem um curso online que mostra como usar o círculo cromático. E esse vídeo da Vivi Cardinali d canal “Estilo com propósito da “ explica o que é e como usar um círculo cromático.

O que sei:

  • Minha morfologia
  • Meu estilo
  • Minha paleta

Mas como fazer uma cápsula?

Como montar a cápsula?

Para fazer uma cápsula, você precisa seguir os seguintes passos:

  1. Quais atividades você vai fazer? É para trabalhar? Precisa ser confortável, levar o filho para escola, trabalhar e fazer um Happy Hour no final do dia?
  2. Qual é a previsão do tempo. Está frio? Vai chover? O dia vai ter todas as estações no mesmo dia?
  3. O que você quer comunicar? Você terá uma reunião importante na qual precisa passar confiança? Quer passar alegria e descontração?

Depois que você tiver essas respostas, vá para o seu armário, escolha dois sapatos e duas partes de baixo. Depois, escolha os tops.

Assim você consegue montar sua cápsula.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *